quinta-feira, 28 de abril de 2011

(SP) Polícia Civil desarticula quadrilhas de ladrões de carga

Policiais civis do Decap ( Departamento de Polícia Judiciária da Capital) prenderam durante este final de semana assaltantes envolvidos com roubo e desvio de carga.

Em uma das ocorrências, os policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 8ª Seccional (São Mateus) estiveram em uma residência na Vila Zelina onde apreenderam uma carga composta de peças automotivas e produtos farmacêuticos roubados em janeiro deste ano.

O receptador pediu para que os objetos fossem guardados na lavanderia da casa, sendo que a moradora franqueou a entrada da equipe que encontrou toda a mercadoria. O.N.L., de 50 anos, foi preso e autuado por receptação.

Em outra ocorrência, policiais do SIG de São Mateus encontraram um caminhão escondido no município de Barueri, o qual foi roubado em Guarulhos. O local onde estaria o caminhão foi indicado por O.N.L., sendo que em seu interior foram localizados fardos de tecidos diversos, carga essa roubada com o veículo na ocasião.

A.S.F., 26 anos, era quem tinha a posse da chave do caminhão. Ele foi preso em flagrante e irá responder pelos crimes de receptação de carga e de veículo.

Quadrilha era especializada em roubo na área urbana de SP

Uma quadrilha especializada em artigos comercializados em feiras e barracas instaladas no centro da capital foi desarticulada por policiais civis do SIG da 2ª Seccional (Sul).

Os integrantes do bando mantinham estratégias para efetuar o assalto, dividindo as tarefas entre eles. A vítima era rendida mediante ameaças com arma de fogo, enquanto outro componente da quadrilha ficava incumbido de mantê-las em cárcere privado. Os demais participantes ficavam com a tarefa de dar o devido destino ao caminhão e carga.

R.M.C., 32 anos, e J.F.V.F., 28 anos, foram presos pelos policiais que desconfiaram de suas atitudes. Os dois abordaram um caminhão com carga de tecidos, sendo que as vítimas foram obrigadas a trocarem de veículos até serem abandonadas nas imediações da Avenida Jacu Pêssego.

A equipe desconfiou da situação e resolveu seguir os suspeitos, que abordados acabaram por confessar que haviam roubado o caminhão daquelas vítimas, abandonando-os naquele local.

O veículo foi localizado no bairro de Vila Maria, porém sem a respectiva carga. Diligências prosseguirão para descobrir quem são os receptadores da carga e prender os demais integrantes da quadrilha.

FONTE: POLICIA CIVIL SP

domingo, 24 de abril de 2011

(SP/PR/SC) Comerciantes contratam escolta armada para ter segurança nas BRs

 

A equipe de jornalismo da TVBV embarcou no início desta semana em um ônibus com comerciantes catarinenses que fazem compras no estado São Paulo.

A rota é considerada muito perigosa por causa dos assaltos, que estão cada vez mais freqüentes.

Os repórteres Lúcio Andre e Angelo Miguel acompanharam a rotina de dezenas de pessoas que sobrevivem da compra e venda dessas mercadorias.

Para evitar a ação dos bandidos eles pagam até escolta, feita por vigilantes que admitem que estão em desvantagem com relação aos criminosos. Confira a Reportagem.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Juiz condena transportadora a indenizar empresa por carga roubada

A transportadora deverá pagar somente pelas mercadorias não recuperadas, e não pelo total transportado.

O juiz da 4ª Vara Cível de Anápolis, Hamilton Gomes Carneiro, condenou a transportadora Rodoviário Ramos a indenizar a indústria farmacêutica Geolab pelo roubo de mercadorias da empresa, enquanto realizava transporte da carga para outro Estado. Além de ter de ressarcir à indústria o valor das mercadorias roubadas, com correções monetárias, a transportadora ainda terá de pagar as custas processuais e honorários advocatícios despendidos pela Geolab.

A Geolab alega que contratou a Rodoviário Ramos para realizar transporte de suas mercadorias em território nacional e que o contrato previa que, em caso de avarias ou situações de engano, extravio ou perda da carga, a empresa ficaria obrigada a ressarcir a contratante. Informou ainda que a Rodoviário Ramos possuía um contrato de seguro facultativo com a empresa Porto Seguro, para casos de desaparecimento de cargas.

Em abril de 2008 a Rodoviário Ramos transportava uma carga da Geolab para Natal e sofreu um assalto, tendo toda a carga roubada. Do valor total do material, a transportadora conseguiu recuperar cerca de R$ 1,5 mil, ficando a Geolab ainda com um prejuízo de quase R$ 13 mil. Na época, a Rodoviário Ramos teria informado à contratante que estava tomando providências para que o valor fosse devolvido, e que isso seria feito na data de vencimento das faturas das notas fiscais da mercadoria. Apesar disso, a Geolab não foi ressarcida.

Na ação, a empresa de medicamentos solicita o ressarcimento do valor total da carga – cerca de R$ 14,5 mil – acrescido de juros e correção monetária até a data do pagamento, e ao pagamento das custas e despesa processuais e honorários advocatícios.

Convocada a se manifestar, a transportadora solicitou que a seguradora Porto Seguro também fosse denunciada, como polo passivo, uma vez que possuía contrato com ela para seguro da carga. Ainda alegou que não seria obrigada a ressarcir o valor da carga no caso de roubo, já que se tratava de situação alheia à sua vontade e ‘caso de força maior’. Por fim, pediu que a Geolab fosse condenada a pagar 20% do valor da causa, para custear os honorários advocatícios.

O juiz entendeu, ao analisar o contrato firmado entre a Rodoviária Ramos e a Porto Seguro, que a seguradora não tinha obrigação de arcar com o prejuízo, pois o contrato contém cláusula de exclusão de cobertura para transporte de medicamentos. “A seguradora somente é obrigada a indenizar o que foi contratado, sendo eximida de ressarcir os prejuízos quando estes não integrarem as obrigações constantes da apólice”, defendeu. Com base nisso, a transportadora foi condenada ainda a pagar à seguradora os honorários advocatícios.

Sobre o pedido da Geolab, o juiz concedeu em parte. Para ele, a transportadora deverá pagar somente pelas mercadorias não recuperadas, e não pelo total transportado. Dessa forma, o valor que deverá ser ressarcido à indústria de medicamentos, corrigidos monetariamente, é R$ 12.944,35.

FONTE: JORNAL JURID

(SP) Quadrilha é presa no Jd. Monte Alegre após roubo de carga


Caminhão que foi roubado e recuperado pela Polícia Militar

Os dois homens perceberam a presença da polícia e, junto com um comparsa que aguardava no interior do veículo tentaram fugir pela avenida José André de Moraes. Durante a perseguição, os PMs conseguiram interceptar os suspeitos que se renderam sem troca de tiros.

No interior da Fiorino foram encontrados equipamentos de radar, que é utilizado para rastreamento de veículos, os três assaltantes admitiram o roubo do caminhão.

Segundo as vitimas elas foram levadas para um cativeiro onde permaneceram por cerca de quatro horas, depois foram deixadas na estação do Campo Limpo pelos próprios assaltantes e seus pertences foram devolvidos.

Mesmo com toda a ação da polícia, parte da quadrilha que estava em outro carro conseguiram levar peças automotivas de alto valor comercial. A carga está avaliada em R$ 40 mil reais. O veiculo subtraído foi encaminhado ao 1° DP de Taboão da Serra, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Após exame pericial, o veículo e parte da carga recuperada foram entregue as vitimas.

FONTE: O TABOENSE

terça-feira, 19 de abril de 2011

(SP) Policial militar fica ferido durante perseguição na rodovia Presidente Dutra

Um policial militar ficou levemente ferido durante uma perseguição na rodovia Presidente Dutra na madrugada desta terça-feira (19). Segundo a PM, a perseguição teve início, à 1h15, na avenida Papa João Paulo, no Jardim Presidente Dutra, e acabou no km 215 da rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O policial seguia uma carreta com carga roubada. Durante a perseguição, o motorista acabou pulando do veículo e fugindo por uma mata. Sem controle, a carreta passou por cima da viatura. O policia ficou ferido e foi levado ao Hospital Maria Dirce. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de Guarulhos.

(SP) Cargas roubadas de eletroeletrônicos são recuperadas na Anhanguera

Bandidos abandoram os veículos sem levar nada.

Dois caminhões carregados com eletroeletrônicos, roubados na madrugada desta terça-feira (19) na Rodovia Anhanguera, em Igarapava, foram recuperados horas depois do crime. Nenhuma mercadoria foi levada e a Polícia Civil acredita que os bandidos abandonaram os veículos em função do monitoramento.

Os motoristas foram abordados por oito homens, que estavam em uma van. As vítimas foram levadas para um canavial, na vicinal que liga Ituverava a Miguelópolis e os caminhões abandonados. Um dos veículos estava num posto de combustível de Aramina e o outro em Ituverava.

FONTE: EPTV.COM

(BR/AR) Aliada contra o roubo de carga entra em ação

Lançada nesta sexta-feira (15), a operação conjunta entre as polícias de Brasil e Argentina. Criada para combater o contrabando de armas, drogas e pessoas, agindo também no roubo de veículos e de cargas.

Um acordo ha muito tempo aguardado pelas transportadoras que possuem muitas vezes seus veículos e cargas roubados dentro do território nacional e migrados para o país vizinho, podendo nunca mais ter o conhecimento de seu paradeiro.

A operação tende a ser um sucesso.

Segundo o comandante geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio de Abreu, a ideia é intensificar dentro do território brasileiro, ações que resultem o máximo de inibições a qualquer tipo de criminalidade. “Precisamos acima de tudo conhecer a mecânica deste setor, para que consigamos ser combatentes o suficiente no roubo de cargas”, comentou ele.

O prefeito principal chefe da Prefeitura de Paso de Los Libres, Miguel Ângelo Mauro destacou que a operação será a maneira para que Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai amenizem a criminalidade nas fronteiras. "A cooperação entre as policias, será grande arma para a integração de nossos países", disse.Esta ação também já foi lançada em outras cidades fronteiriças como Livramento e Foz do Iguaçu.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPORTADORES INTERNACIONAIS

(MT) Apreendido caminhão com carga fraudada em Rondonópolis

Ronaldo Becker Prestes, 29, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (18) pelo crime de apropriação indébita agravada. No momento da prisão em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), também foi apreendido uma carreta Scania T-113, carregada de carga fraudada.

Após várias investigações, policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) da Polícia Judiciária Civil desmontou um esquema de carga fraudada que vinha sendo feita no interior de uma multinacional esmagadora de grãos, onde foi apreendido juntamente com Ronaldo, um caminhão Scania T-133 carregado de carga de pedra.

O veículo teve a uma carga de 30 mil quilos de fertilizante de fosfato de monoamônico, na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná, trocada por pedras misturadas com outros produtos para induzir em erro a empresa (vítima), que era proprietária da carga original.

Ao ser interrogado pelo delegado Claudinei Souza Lopes, o acusado confessou que receberia R$ 5 mil pela participação no esquema criminoso. De acordo com o delegado, foram constatadas mensagens no aparelho celular de Ronaldo, as quais mencionam a transferência de valores que o motorista receberia.

Ainda segundo Lopes, as investigações referentes ao golpe continuam. “As investigações continuam no intuito de confirmar outros possíveis golpes e identificar os demais comparsas, disse. Ronaldo foi encaminhado a Cadeia Pública da cidade, onde ficará a disposição da Justiça.

FONTE: GAZETA DIGITAL

(SP) Empresário comenta o caótico cenário das operações urbanas de transporte em SP

O Portal Transporta Brasil traz uma entrevista exclusiva com Antônio Archilha, diretor da Argius Transportes, especialista em transportes urbanos na Região Metropolitana de São Paulo.

Portal Transporta Brasil: Esta tendência de restringir os caminhões em diversas cidades brasileiras se justifica do ponto de vista técnico para melhorara a circulação do trânsito?

Antônio Archilha: Do ponto de vista de melhoria do trânsito não se justifica. Temos o exemplo de São Paulo que comprova isso. Tínhamos uma Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) de 11 quilômetros quadrados, que passou para 24 e agora é de 100 quilômetros quadrados. Temos o rodízio para os caminhões, que também foi implementado por esta administração. Tudo isso foi feito com a promessa de que o trânsito melhoraria. Isso não aconteceu. As empresas de transporte foram sacrificadas com as restrições, a proibição do VUC, o rodízio das placas par e ímpar e tantas outras proibições. Uma cidade que hoje emplaca cerca de 1000 veículos por dia, por volta de 20 mil por mês e 240 mil por ano e que tem um espaço viário que não cresce nesta proporção, não pode colocar o caminhão como vilão do trânsito. Esta responsabilidade está recaindo sobre os ombros do transporte de cargas.

Portal Transporta Brasil: Como isso traz custos para as empresas de transporte?

Antônio Archilha: O aumento de custos foi muito grande. Tivemos que tirar de circulação os veículos de porte médio e grande, compramos veículos melhores e enchemos as ruas com estes veículos menores. O grande problema é que os principais recebedores de cargas, como os grandes shopping centers, estão dentro da área de restrição e o comércio não recebe mercadorias à noite. Este recebimento é feito somente no horário comercial, quando as restrições estão em vigor. Ora, se a cidade não pode parar, se o comércio não pode ficar desabastecido, as transportadoras foram obrigadas a adquirir toda uma nova frota de veículos menores. Temos que cumprir nosso papel, assumindo estes custos, mesmo com a imposição destas restrições.

Portal Transporta Brasil: A restrição é mais um personagem na indústria das multas. Como isso impacta nas operações de uma transportadora?

Antônio Archilha: O impacto é grande. Tivemos que criar um departamento especializado para ficar responsável por toda a frota e a gestão das multas em razão de rodízio e horário de circulação. A cidade pára por qualquer detalhe. Um acidente de moto, uma chuva, uma ocorrência em uma via expressa. Isso já basta para travar a cidade e, por consequência, a operação de uma transportadora. Tudo isso dificulta o cumprimento do horário de circulação dos caminhões. Eu acho que estas 100 mil multas das restrições que foram divulgadas recentemente são um custo que infelizmente temos que arcar, sem poder repassar pra ninguém. A proibição dos caminhões na Marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes dificultou nosso trabalho ainda mais. A região Sul de São Paulo concentra um número grande de indústrias, que precisam ser abastecidas e precisam também escoar seus produtos. Com as restrições, a operação de uma transportadora fica difícil demais. O que tem acontecido é que o setor de transportes, ciente de sua missão de abastecer a cidade e atender os clientes, às vezes é obrigado a arcar com esta situação descumprindo a lei contra a nossa vontade. Isso tem acontecido com frequência. O cliente precisa receber a carga e não dá abertura às transportadoras para a realização da entrega noturna. Temos arcado com a despesa e a punição dessas multas.

Portal Transporta Brasil: E as dificuldades de mobilidade? Como este cenário se desdobra para um futuro próximo? São Paulo vai parar?

Antônio Archilha: São Paulo já está parando. Estas medidas das restrições até ajudaram, mas são medidas paliativas. É preciso tomar medidas mais rigorosas e firmes em relação ao transporte coletivo. A cidade está parando. Em dois ou três anos teremos dificuldades seriíssimas de circulação. Algumas medidas têm que ser tomadas. A primeira coisa é investir em transporte coletivo com urgência. Pedágio urbano é outra opção, mas eu acho que este dinheiro deveria ser investido no transporte coletivo urbano, mas sabemos que isso não acontecerá. A CET arrecada hoje milhões e milhões em multas, mas o que se vê são investimentos em fiscalização eletrônica, e não na orientação aos motoristas. O papel da CET é simplesmente multar, penalizar o motorista. Acredito que até 2012 ou 2013 São Paulo vai parar. Hoje, nem temos mais os horários de pico no trânsito. O pico é o dia inteiro. Ninguém deixa de fazer suas coisas em razão do rodízio. As pessoas têm um carro extra. A arrecadação das multas deveria ir para a infraestrutura urbana.

Portal Transporta Brasil: No exterior, a tendência é contrária, privilegiando o transporte coletivo. Caminhão é transporte coletivo também?

Antônio Archilha: Claro que sim. No exterior, o metrô e o transporte coletivo é prioridade. Há cidades muito menores que São Paulo que têm o dobro ou o triplo da malha de metrô que temos. Se a nossa cidade tomar uma iniciativa séria para incentivar o transporte coletivo, o caminhão poderá cumprir seu papel também de transporte coletivo, abastecendo a vida das pessoas. Os produtos têm que chegar. Vemos por aí carros levando somente uma pessoa, ocupando espaço de estacionamento nas vias e entupindo as ruas. Temos em São Paulo, no Centro, inúmeros imóveis abandonados, que poderiam ser transformados em estacionamentos. A Zona Azul, que arrecada dinheiro para o município, toma espaço nas ruas. As autoridades estão interessadas em arrecadar, e não em solucionar problemas.

Portal Transporta Brasil: É possível sobretaxar os clientes por causa das dificuldades de mobilidade?

Antônio Archilha: Não. É muito difícil. Há algum tempo atrás, as entidades representativas das empresas de transporte em São Paulo criaram uma taxa de dificuldade nas entregas, mas esta taxa de difícil repasse ao cliente, que sabe da dificuldade, mas as transportadoras têm arcado com este custo. Passamos com compra de frota, com a aquisição de veículos menores, contratação de mais colaboradores, para poder suprir as tripulações em uma frota mais numerosa e até diminuímos a quantidade de entregas por causa das restrições. Estes são custos que estão sendo absorvidos pelas transportadoras, lamentavelmente. Não vejo esta possibilidade de repasse e não vejo nenhuma ação por parte das entidades do setor para buscar soluções para o abastecimento junto à Prefeitura. Nossas entidades do transporte de cargas não estão ajudando as empresas a fazer um trabalho para evitar que São Paulo fique desabastecida. Nossa cidade merece uma atenção especial. Estamos nos aproximando agora do Dia das Mães, que é a segunda data mais importante para o comércio no ano, e logo estaremos no final do ano, que é aquela loucura, com forte demanda de produtos e a vinda de milhares de pessoas à capital para fazer compras. No ano passado a época do Natal foi um grande sufoco para as transportadoras e em 2011 e 2012 a tendência é que isso piore se algumas atitudes mais rigorosas não forem tomadas. Nosso setor está carente, as nossas entidades precisam trabalhar mais em conjunto com a prefeitura para buscar alternativas e não permitam que a prefeitura venha impor medidas que não deveriam nem estar em vigor.

FONTE: TRANSPORTA BRASIL

segunda-feira, 18 de abril de 2011

(BR) PRF inicia Operação Semana Santa na 4ª

PRF inicia Operação Semana Santa na próxima quarta-feira Serão cinco dias de fiscalização intensificada nas estradas brasileiras.


 A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir das 00h00 da quarta-feira (20) nas rodovias federais de todo País, a Operação Semana Santa de 2011 que encerra às 24h00 do domingo (24) e na Paraíba, a abertura oficial será às 14h de quarta-feira (20) no km 13, da rodovia BR-230, entre João Pessoa e Cabedelo.

Durante a Operação a Polícia Rodoviária Federal estará liderando uma grande campanha nacional pela diminuição dos acidentes de trânsito e das mortes nas rodovias federais.

Trata-se da campanha *UMA LUZ PARA A VIDA - ACENDA OS FARÓIS, *onde a* *ideia básica é conclamar todos os condutores de veículos a trafegarem sempre com os faróis baixos acesos, seja noite ou seja dia, em viagens realizadas entre os dias 20 e 24/04/2011. Sendo assim, o motorista automaticamente estará assumindo o compromisso com a sua própria segurança e, ao mesmo tempo fazendo parte da Operação.

Nas estradas da Paraíba, está sendo esperado um grande movimento de veículos entre a capital e o interior do Estado, principalmente nas rodovias BR-230, entre João pessoa e Cajazeiras, e na BR-104, trecho entre Campina Grande e Caruaru, devido o evento da Paixão de Cristo, em Nova Floresta, agreste Pernambucano.

Quanto a fiscalização, todo o efetivo da Superintendência Regional na Paraíba, inclusive os policiais que trabalham na área administrativa, será empregado para reforçar as escalas de revezamento a cada 24 horas, nos 11 postos fixos e em viaturas de patrulhamento móvel, quando em fiscalização, serão observados, os documentos dos veículos e de condutores, além da existência de equipamentos obrigatórios, estado de conservação do veículo, infrações, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcoólica ao volante, bem como, desta forma, mantendo a segurança no trânsito e prevenindo ocorrências de acidentes e de possíveis crimes.

A PRF também dispõe de 30 aparelhos de medição do teor alcoólico alveolar (etilômetro) e três radares que serão utilizados de forma itinerante em vários pontos nas principais rodovias.

Na Operação Semana Santa de 2010, que foi realizado entre os dias 01 e 04 de abril, a PRF registrou nas estradas federais na Paraíba, 29 acidentes com 16 feridos e dois mortos.

RESTRIÇÕES
A exemplo da última operação, Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal também durante o período da Semana Santa, vai proibir o trânsito em pista simples, de Combinações de Veículos de Carga - CVC, Combinações de Transporte de Veículos - CTV e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas - CTVP autorizados a circular portando ou não Autorização Especial de Trânsito - AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET.

Semana Santa
PERÍODO
DIA DA RESTRIÇÃO
HORÁRIO DA RESTIRÇÃO
20/04/2011
24/04/2011
22/04/11 (Sexta-feira)
06h00 às 12h00
24/04/2011 (Domingo)
16h00 às 22h00

Excetuam-se desta proibição as combinações de veículos com até duas unidades, sendo um caminhão-trator e um semireboque, desde que não excedam as dimensões regulamentares previstas na Resolução Nº 210/06 do CONTRAN.

Quem descumprir esta proibição estará cometendo infração de trânsito de natureza média, e a penalidade de multa é no valor de R$ 85,13 além de quatro pontos na carteira de habilitação, conforme prever o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro.

SEGUNDA E TERÇA
Nesta segunda (18) e amanhã, terça-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal estará realizando comandos de fiscalização em alguns trechos da BR-230, onde a fiscalização começa a ser intensificada, com a intensão de avaliar os procedimentos que serão adotados na Operação Semana Santa.

Hoje o comando será a partir das 14h no km 39 da rodovia BR-230, nas proximidades de Tibiri em Santa Rita.

DICAS
Antes de viajar o motorista além de verificar a documentação, deve fazer uma revisão no veículo, principalmente sobre condições dos pneus, suspensão, faróis, lanternas, limpadores de pará brisa e demais itens de segurança.

Durante o trajeto dirija com atenção e de forma defensiva, de preferência no período diurno, sempre mantendo uma distância segura do veículo que segue a sua frente, evite freios bruscos, ao manobrar o veículo use a seta indicativa de direção (sinaleira) para que o motorista que venha na retaguarda saiba da sua intenção. Só ultrapasse em locais permitidos e com segurança, respeite e acredite na sinalização, não exceda os limites de velocidade e não faça uso de bebida alcoólica se for dirigir.

Bom lembrar que todos os ocupantes do veículo devem usar o sinto de segurança e as crianças com até 10 anos de idade, deverão ser transportadas no assento traseiro do veículo, usando os dispositivos de segurança, como o bebê conforto, cadeirinha e acento de elevação, conforme a idade, peso e tamanho.

Para o motociclista, além dessas dicas, e a obrigatoriedade do uso do capacete, tanto o condutor quanto o passageiro, também não ultrapasse veículos pelo lado direito, bem como entre as laterais e não esquecer de usar roupas e calçados adequados.

Tempo chuvoso
Em caso de chuva, a primeira medida é reduzir a velocidade, acenda os faróis baixos e acione o limpador de pará brisa. Evite freios bruscos, aumente mais ainda a distância do veículo a sua frente e redobre a atenção.

Diante de chuva forte, pare o veículo fora da rodovia, inclusive do acostamento, e procure um local seguro que não seja debaixo de árvores ou fiação elétrica. 

FONTE: PB AGORA

(BA) Polícia apreende explosivos e recuperam parte de carga roubada em Itatim

A carga recuperada após saqueamento de um caminhão que tombou na pista foi estimada em quase R$ 1 milhão.

Quinhentas munições de calibres diversos, 100 quilos de chumbo, 46 tubos de espoletas para cartuchos e pólvora - produtos de comercialização proibida pelo Ministério da Defesa - foram apreendidos num estabelecimento comercial do município de Itatim, a 213 quilômetros de Salvador, nesta segunda-feira (18).

A apreensão dos explosivos e a prisão em flagrante do comerciante Valdir Bastos de Souza, dono do mercadinho, na sexta-feira (15), resultaram da investigação iniciada no dia 2 deste mês por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Descarga) de Feira de Santana.

Três dias antes da apreensão em Itatim, os policiais da delegacia recuperaram parte de uma carga saqueada num trecho da Rodovia BR-116, entre as cidades de Nova Itarana e Brejões. Doze pessoas surpreendidas com produtos roubados de um caminhão baú, que tombou na estrada, foram encaminhadas para a delegacia.
Segundo informações do site Acorda Cidade, a carga  recuperada foi avaliada em R$ 906 mil e as investigações apontam para uma região almejada por ladrões de cargas de caminhões, que chegam a passar oléo nas pistas para que os veículo tombem.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

domingo, 17 de abril de 2011

(SP) Delegacia da Santa Ifigênia foi a que mais concentrou casos de roubos no trimestre

Delegacia da Santa Ifigênia foi a que mais concentrou casos de roubos no trimestre

Monalisa Lins/AEConhecida pelo comércio de eletrônicos, foi a que mais registrou casos de roubos a cargas, bancos e de outros objetos

O 3º distrito policial de São Paulo, que atende a região do bairro Santa Ifigênia, foi o que mais registrou roubos de cargas, de banco e de outros objetos, como documentos, celulares e bolsas. A região é conhecida pelo comércio de equipamentos eletrônicos.

No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria de Segurança Público registrou 769 casos de roubos na delegacia da Santa Ifigênia. O mês que mais concentrou este tipo de crime na área foi fevereiro (298). Se comparado com o primeiro mês do ano, houve crescimento de cerca de 25%.

A pasta divulgou as estatísticas do trimestre na tarde desta sexta-feira (15). O levantamento separa roubos de carros de outros tipos de roubo. No ranking deste tipo de crime, aparece em segundo lugar o 1ºDP, na região do bairro da Sé com 666 casos registrados.

Já no bairro Capão Redondo, a polícia contou 623 ocorrências de roubos de bancos, documentos, celulares, entre outros objetos. Neste distrito policial, chama a atenção o crescimento no número de casos deste tipo entre janeiro e fevereiro: saltou de 144 para 228 – um aumento de 58%.

A alta no número de casos de roubos na região do Capão Redondo também é percebida no mês de março. Foram registrados 251 casos deste tipo de crime, alta de 74% em comparação ao primeiro mês do ano.

FONTE: R7 NOTICIAS

(RS) Polícia desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas

Duas pessoas foram presas e policiais recuperaram produtos avaliados em R$ 650 mil, no Vale do Sinos

Agentes da 2ª Delegacia de Polícia  de São Leopoldo, prenderam, na manhã desta sexta-feira, duas pessoas e recuperaram cargas roubadas de couro e madeira, avaliadas em cerca de R$ 650 mil. A dupla faz parte de uma organização criminosa, com base na região do Vale do Sinos. Segundo o delegado Adriano Nonnenmacher, que coordenou a operação denominada Carga Pesada, os homens atuavam com uma rede de informações através de logística específica.

Durante a abordagem, os policiais recuperaram uma carga de madeira, no valor de 50 mil reais, no município de Capela da Santana. A polícia também descobriu o esconderijo - na área rural de Nova Santa Rita - onde estava um caminhão, com uma carga de couro, avaliada em cerca de 600 mil reais. Esta carga havia sido roubada nessa quinta-feira, na cidade de Campo Bom.

A dupla detida será ouvida pela 2ª DP de São Leopoldo e poderá ser indiciada por receptação e formação de quadrilha. Também foi apreendido um Golf branco e munição. A Operação Carga Pesada prossegue com outras ocorrências em cidades da região.

De acordo como o delegado Adriano Nonnenmacher, as investigações sobre a quadrilha iniciaram há dois meses. Na segunda-feira,  a Polícia Civil impediu um roubo à carga de cigarros avaliada em R$ 39.900, na Rua Cristiano Fischer, em Porto Alegre. Na ação dois homens foram presos.

A ação faz parte da Operação Carga Pesada e teve apoio do delegado Rodrigo Zucco e agentes da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico.

FONTE: DIARIO DE CANOAS

(SP) 51,21% dos roubos de carga são na capital

A cidade de São Paulo concentra, sozinha, 51,21% dos casos de roubos de cargas no Estado, segundo levantamento do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). A maior parte dos casos ocorreu na zona leste (29,64% ou 1.107), seguida da zona sul, com 1.003 (26,85%). Uma das explicações é que as principais rodovias que cortam a capital estão nessas regiões.

Em 2010 foram 7.294 ocorrências no Estado. Além das 3.735 (51,21%) em ruas da capital, foram anotadas 1.553 (21,29%) em estradas. Cidades da Grande São Paulo tiveram 1.307 (17,92%), e os municípios do interior foram palco de 699 roubos (9,58%).

Apesar de ainda ser alto, o número é inferior ao de 2009, que teve 7.776 registros (6,2% mais). Na capital, a queda foi maior: 11,8% (em 2009, tinham sido 4.236).

Somados, os prejuízos que as empresas tiveram chegam a R$ 279,8 milhões, valor pouco inferior a 2009, de R$ 282 milhões.

Um por dia

De 2007 a 2009, a rodovia Dutra era o palco da maioria dos roubos de cargas. Essa tendência foi revertida em 2010, quando a Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Paraná, assumiu a "ponta" e teve quase um roubo por dia: 353 (22,73% do total). O que chama mais a atenção é que esses casos ocorreram apenas no trecho paulista.

Entretanto, a Dutra ainda continua com muitos casos. Foram 220 em 2010 (14,17%), 30 a menos do que 2009.

Principal ligação de São Paulo a Belo Horizonte (MG), a Fernão Dias vem em terceiro, com 114 casos (7,34%).

Régis é campeã de roubos de carga no Estado

O número de acidentes fatais, uma morte a cada dois dias no ano passado, fez com que a Rodovia Régis Bittencourt ficasse conhecida como a "rodovia da morte". Em 2010, a via - que liga São Paulo ao Paraná - também foi classificada pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Carga do Estado de São Paulo (Setcesp) como a mais perigosa para os caminhoneiros. Desbancou a Dutra - que desde 2007 era onde mais ocorriam roubos de carga, segundo levantamento da entidade - e assumiu a liderança de um triste ranking, com 353 ocorrências em 2010, quase um assalto por dia, só no trecho paulista.

Segundo o coronel da reserva do Exército Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança do Setcesp, os 30 primeiros quilômetros das rodovias próximos à capital paulista são os mais perigosos. "As quadrilhas costumam atacar o mais perto possível de onde vão ter de entregar o produto roubado. E os grandes receptadores têm lojas legalmente estabelecidas na metrópole", revela. De acordo com ele, o crime organizado atua onde há menos fiscalização. "Se a polícia aperta o cerco em determinado trecho de rodovia, os bandidos migram para outro ou até para outra rodovia", afirma Souza.

Causas

Caminhoneiros ouvidos pelo JT na manhã de ontem em três postos de gasolina da Régis Bittencourt apontam as causas para o roubo de carga na rodovia: congestionamentos, falta de sinalização, e, principalmente, de iluminação e de policiamento.

Genésio Andrzejich, de 47 anos, afirma que a chegada da Régis a São Paulo é um dos pontos críticos. "O caminhão fica meia hora parado no trânsito, sem nenhum policial por perto." Ele lembra que, em 2005, foi assaltado no local, por volta das 20h. "Apontaram o revólver e mandaram encostar. Depois de roubarem o caminhão, ficaram rodando comigo em uma Kombi." O caminhoneiro, que vem de Santa Catarina, passa por São Paulo para entregar produtos químicos no Nordeste.

De janeiro a março de 2011, o Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic) prendeu 72 pessoas envolvidas em 28 crimes de roubo e receptação de carga. O delegado Adilson da Silva Aquino, chefe da Divisão de Investigações Sobre Furtos e Roubos de Carga e Veículos (Divecar), disse que as quadrilhas são compartimentadas. "Há um grupo para roubar, outro para intermediar a carga ou o caminhão roubado e os receptadores", explica o policial.[2]

Segundo o inspetor Edson Varanda, porta-voz da Polícia Rodoviária Federal, o número de roubos de carga na Rodovia Régis Bittencourt é inferior ao divulgado pelo sindicato. "Mesmo sem as estatísticas, garanto que não passa de 170 casos", afirma. Segundo o Setcesp, o levantamento é feito com base no registro de BOs.

FONTE: GUIA DO TRC

(SP/MG/GO) Polícia prende quadrilha especializada em roubo de cargas em três estados

A quadrilha, formada por dois homens e duas mulheres, estava sendo investigada pelo Núcleo de Inteligência da PRF de Goiás

Aparelho bloqueava celulares e veículos rastreados por satélite, impossibilitando o pedido de ajuda durante o crimeAparelho bloqueava celulares e veículos rastreados por satélite, impossibilitando o pedido de ajuda durante o crime

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu uma quadrilha especializada em roubo de cargas na noite desta quinta-feira (14), na rodovia BR-153, em José Bonifácio, região de Rio Preto.

Quatro pessoas, que faziam parte do bando, foram presas em flagrante em um carro roubado que estava em posto da rodovia com documentos falsos, uma arma e um aparelho bloqueador de celular e veículos rastreados por satélite.

A quadrilha, formada por dois homens e duas mulheres, estava sendo investigada pelo Núcleo de Inteligência da PRF de Goiás. Segundo a polícia, a mulher seria umas das chefes de uma quadrilha de assalto a cargas que agia em pelo menos três estados. Outro integrante era fugitivo do presídio de Itumbiara, condenado há 45 anos de prisão por latrocínio e roubo.

Os quatro acusados estão presos na DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Rio Preto e vão responder pelos crimes de receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e porte ilegal de armas.

FONTE: O DIARIO DE SP

(NO / NE) 'Operação Estivas' da PF deteve 15 no Piauí envolvendo R$ 5 mi

A Polícia Federal do Piauí deflagrou na manhã desta sexta-feira (15/04) a 'Operação Estivas' para desbaratar quadrilha de roubo de cargas nas rodovias federais do Norte e Nordeste brasileiro. A operação já executou 32 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 15 envolvidos, dos quais quatro são piauienses. Os acusados estão detidos na sede da Polícia Federal, em Teresina. Golpes podem ter rendido aos bandidos mais de R$ 5 milhões.

Das 15 prisões efetuadas, oito foram no Piauí, cinco no Ceará, duas no Pará e uma em São Paulo, todos os prisioneiros devem ser trazidos para Teresina. As cargas roubadas iam de eletrodomésticos, confecções, material de calçados e até bebidas, que seriam distribuídas no Sul do país e em Pernambuco.

Em entrevista, o delegado Janderlyer Gomes afirma que a quadrilha agia nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Pará, Pernambuco e São Paulo. Cada estado responsável por parte do processo de roubo das cargas. Enquanto grupos armados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Pará agiam nos assaltos em rodovias, contadores de São Paulo eram responsáveis pelo 'esquentamento' de veículos e falsificação dos documentos, e empresários das cidades cearenses de Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu pela receptação e distribuição da carga roubada.

Ainda segundo a PF, os bandidos agiam de forma violenta. Armados, eles abordavam os caminhoneiros e roubavam a carga que logo era transbordada para outro veículo e levada para o estado do Ceará, de onde seria distribuída. Um dos trechos mais assaltados é a BR 316, qua liga o Piauí ao Maranhão, por isso a operação foi deflagrada pela polícia piauiense.

No início da manhã desta sexta, foram apreendidos ainda dois caminhões, um na cidade de Presidente Dutra - MA, carregado de eletrodomésticos avaliados em mais R$ 1 milhão, e outro no estado do Pará. Outras prisões podem acontecer no decorrer do dia.

As investigações foram iniciadas há cerca de oito meses, a partir de um assalto ocorrido em Timon, a um caminhão que transportava eletroeletrônicos.Os acusados se utilizavam de roupas que imitavam a farda dos policiais federais. Desde então, a PF vem intensificando as investigações sobre o grupo.

O nome da operação foi escolhido em alusão aos estivadores, responsáveis pelo transbordo de cargas.

PRISÃO POR PORTE DE ARMA

Entre as prisões efetuadas na manhã de hoje, está a do comerciante José Maria, da cidade de Timon. José foi preso em flagrante pelo porte de um rifle sem documentação. Segundo ele, a arma teria sido recebida como pagamento por uma dívida.


José Maria é comerciante na cidade de Timon e afirma não ter ligação com a quadrilha

O comerciante afirma que não possui ligação com a quadrilha de roubo de cargas e que a polícia chegou até seu endereço à procura do amigo de nome Mauro Madeira, natural de Parnarama - MA, que possivelmente estaria envolvido. José Maria pagará fiança e será liberado.

APREENSÃO EM PRESIDENTE DUTRA - MA

O caminhão baú apreendido na cidade de Presidente Dutra - MA já chegou à sede da Polícia Federal em Teresina. Nele foi encontrada uma grande quantidade de eletromésticos, sendo em maioria aparelhos de microondas. A carga está avaliada em pouco mais de R$ 1 milhão.

Chegou também à sede da PF um novo prisioneiro da operação, trazido do Maranhão. Cerca de outros seis presos devem ser transferidos para Teresina e pelo menos dois estão sendo esperados nas próximas horas.

Delegado José Olegário acompanhou a chegada do caminhão


Mais um preso chegou por volta de 17h a sede da superintendência

CONFIRA AS FOTOS


Entre os veículos apreendidos estava este Golf, de placa da cidade de Iguatu, no Ceará


A todo momento mais documentos e provas chegam à sede da Polícia Federal


Caminhão veio de Presidente Dutra, onde foi apreendido com a carga

FONTE: 180 GRAUS

(SP) Régis Bittencourt é campeã de roubos de carga no Estado

Rodovia Régis Bittencourt, na região central de Taboão da Serra

De acordo com o Setcesp, os criminosos atacam próximo aos locais de entrega da mercadoria e os receptores também são da região. A ação da polícia ajuda a inibir o crime em determinados trechos, mas a ação é paliativa, os criminosos mudam o trecho ou de rodovia.

A falta de iluminação, segurança e sinalização são apontadas como fatores determinantes que facilitam a ação dos marginais. Os congestionamentos constantes também contribuem a favor do crime.

Somente nos três primeiros meses de 2011, 72 pessoas já foram presas, segundo o Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), elas estavam envolvidas em pelo menos 28 crimes de roubo e receptação de carga.

Para a Divisão de Investigações Sobre Furtos e Roubos de Carga e Veículos (Divecar), os criminosos se dividem em grupos, cada um fica responsável por uma ação roubar, intermediar a carga ou o caminhão roubado e os receptadores.

FONTE: PORTAL O TABOENSE

(PR) Homem morre em acidente com três caminhões em Mandaguari

Uma pessoa morreu em um acidente envolvendo três caminhões no quilômetro 200 da BR-376, próximo à praça de pedágio de Mandaguari, na manhã de sábado (16).

As primeiras informações da concessionária que administra o trecho davam conta que, às 7h20 uma carreta carregando postes e conduzida por Maurício Antunes Machado, 29 anos, se aproximou da praça e se dirigiu para a pista do sistema de pagamento automático de pedágios. Na sequência, um furgão frigorífico, em velocidade reduzida e conduzido por Artur Bortter Neto, 60 anos, passou pela mesma pista. Logo atrás, um outro caminhão, com placas de Tapejara se aproximou do pedágio.

O motorista do último caminhão, que transportava peças de automóveis, não reduziu a velocidade e colidiu na traseira do furgão, que foi lançado para fora da rodovia. Na sequência, o caminhão causador do acidente bateu na traseira da carreta que carregava postes - a cabine ficou completamente destruída. O motorista do caminhão, Paulo Rogério Jacintho, 29 anos, morreu no local.

Os outros dois motoristas envolvidos no acidente não sofreram ferimentos.

FONTE: O DIARIO.COM

(MG) Acidente envolvendo ônibus e caminhão deixa dois mortos em MG

Pelo menos duas pessoas morreram num acidente envolvendo um ônibus e uma carreta na manhã deste sábado, na BR-040, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

No ônibus, que seguia de Belo Horizonte para Muriaé, estavam 30 passageiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois veículos colidiram de frente, deixando mais de 20 feridos. Três helicópteros da Polícia Militar foram deslocados para socorrer cinco pessoas que estavam em estado grave.

As vítimas foram levadas a hospitais da região.

FONTE: EBAND

segunda-feira, 11 de abril de 2011

(AL) Morre terceira vítima de acidente entre Pajero e caminhão

Morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Santa Casa de Maceió a dona de casa Marluce Lopes da Rocha Silva, 47, que havia sido vítima de um acidente ocorrido em um trecho da rodovia AL-220, entre um automóvel Pajero preto, de placa MVE 0426/AL, que se chocou contra dois caminhões. No momento da colisão, morreram o pai e um irmão de Marluce, o sargento PM Mário Lopes, 37.

Segundo familiares, Marluce Lopes estava internada desde o dia 17 de março, quando ocorreu o acidente. Ela havia passado por cirurgias, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada desta segunda-feira (11). O sepultamento ocorre às 16 horas de hoje no cemitério Parque das Flores.

A Pajero colidiu de frente contra o último vagão de um caminhão de usina carregado de cana que saía de uma estrada vicinal e entrava na rodovia. Como o vagão estava sem iluminação, o sargento Mário Lopes, que conduzia a caminhonete, não teve tempo para frear.

Um caminhão carregado de laranjas que vinha logo em seguida também não conseguiu parar e colidiu contra a traseira da Pajero.

Os ocupantes da Pajero voltavam de Arapiraca, onde tinham ido assistir à partida em que o CSA perdeu para o ASA por 3x0, pelo Campeonato Alagoano.

FONTE: CORREIO DO POVO

(SC) Acidente envolvendo duas carretas e um caminhão truck deixa três feridos na BR-116, Serra de SC

Colisões ocorreram no Km 211, em Ponte Alta

Um acidente ocorreu por volta das 14h30min no Km 211 da BR-116, em Ponte Alta, na Serra Catarinense. O motorista de uma carreta que ia em direção a Ponte Alta perdeu o controle na pista e colidiu com uma carreta e um caminhão truck que seguiam em direção a Lages. Três pessoas que estavam no caminhão truck foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

Dirlei Morais Pontes, de 29 anos, dirigia a carreta com placas de Ponta Grossa (PR) que ia em direção a Ponte Alta. Chovia no momento do acidente, e, com a pista molhada, Dirlei perdeu o controle da carreta, que fez um “L” na pista e atingiu os outros dois caminhões.

Tadeu Baticini, 53 anos, dirigia uma carreta com placas de Campestre da Serra (RS). Ele não sofreu ferimentos, mas a parte dianteira da carreta ficou praticamente destruída.

No caminhão truck estavam o motorista Divaldo Dalton Cavalem, de 40 anos, a esposa Sidnei Aparecida Kohler, de 45 anos, e o filho Ilan Matheus Cavasin, de nove anos. Com a colisão, o caminhão foi arremessado para fora da pista, a cabine ficou totalmente destruída. Os três foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages; Divaldo estava em estado grave.

FONTE: ZERO HORA

(SP) Polícia recupera carga roubada na Zona Leste de SP

Foram encontrados eletrônicos, brinquedos e pílulas anticoncepcionais. Dois homens foram presos por receptação.

A polícia recuperou uma carga que tinha sido roubada do galpão de uma transportadora na semana passada na Penha, Zona Leste de São Paulo.

Foram encontrados eletroeletrônicos, brinquedos, equipamentos de segurança e 150 caixas de pílulas anticoncepcionais - com tarjas do Ministério da Saúde.

Os produtos roubados estavam escondidos em uma oficina mecânica, no bairro da Água Funda. Dois homens foram presos por receptação.

FONTE: GUIA ME

(GO) CG- POLÍCIA DESCOBRE CARGAS ROUBADAS

(SP) Polícia prende homem que dirigia caminhão com carga roubada na Castello Branco

quarta-feira, 6 de abril de 2011

(MT/SP) Policiais são presos por dar suporte à quadrilha investigada pela PF

Até agora quase todos os mandados já foram cumpridos

Dois policiais militares foram presos durante a Operação Balista, deflagrada hoje de manhã pela Polícia Federal. Entre as apreensões estão carros, drogas e dólares.

Todos os 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Dos 15 mandados de prisão, apenas uma pessoa continua sendo procurada pela polícia e três mandados de condução coerciva foram cumpridos. 

Na casa de um dos policiais presos foram encontradas drogas como pasta base de cocaína e crack. Além de armas, munições e R$ 8 mil em dinheiro. Na casa do segundo PM foi encontrada uma arma calibre 22 e muita munição.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos três veículos, duas motos, US$ 15 mil, munições, duas armas, R$ 12 mil e aproximadamente 3,5 quilos de drogas entre maconha, cocaína  base e crack.

A OPERAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Balista que tem como objetivo desarticular uma organização envolvida em um esquema de assalto a bancos, roubo a caixas eletrônicos e roubo de caminhões e cargas. A quadrilha tinha como finalidade arrecadar dinheiro para o tráfico de drogas.

Ao todo, são 15 mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão, para cumprimento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Porto Esperidião, Tangará da Serra e Tatuí, no estado de São Paulo. Além disso, outros sete investigados que já estavam presos devem ser ouvidos pelos delegados federais.

De acordo com as investigações, o núcleo da organização criminosa seria formado por membros de uma mesma família de Várzea Grande. Eles são suspeitos de planejar, comandar e fornecer meios para que os crimes ocorressem em várias partes do estado.

A partir das investigações foi possível comprovar o envolvimento da família e também de outras pessoas investigadas. De acordo com a PF, a quadrilha atuava em vários tipos de crimes.

A Polícia Federal conseguiu identificar ao menos 14 casos diferentes em que a organização foi responsável. Entre os casos está a apreensão de medicamentos sem nota fiscal. A carga foi avaliada em mais de R$470 mil e continha milhares de medicamentos oriundos de roubos e furtos.

Dois policiais militares também tiveram ligação com o grupo. Segundo as informações da PF, eles eram responsáveis pela segurança do grupo durante as ações, além de repassar informações privilegiadas sobre o policiamento nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, enquanto ocorriam os roubos.

A maioria dos envolvidos já possuía antecedentes criminais. Eles devem responder pelos crimes de formação quadrilha ou bando, roubo qualificado, furto qualificado, receptação, porte e fornecimento ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas, dentre outros crimes.

Em relação aos policiais militares envolvidos, a deflagração da operação contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar, entidade com a qual as provas obtidas durante a investigação deverão ser compartilhadas.

PRESOS: EXPRESSO MT

(AL) Quadrilha rouba carga de monitores LCD na BR-101

Um quadrilha composta por pelo menos quatro homens fortemente armados roubou, na madrugada desta quarta-feira (6), um caminhão-baú carregado com monitores de LCD. O assalto ocorreu em um trecho da rodovia BR-101, no município de Teotônio Vilela.

Segundo o motorista do caminhão, Edson Domingos da Silva, os criminosos estavam em dois automóveis e aproveitaram o momento em que ele teve que reduzir a velocidade do auto carga para rendê-lo.

Segundo a vítima, o caminhão Volvo, de placa MMQ 3309/PE, estava com centenas de caixas de monitores LCD da marca Semp Toshiba, mas Edson Domingos afirmou que não sabia qual o valor da carga. "Eles também levaram cerca de R$ 2,7 mil que recebi para fazer o frete", revelou o motorista aos policiais.

Edson Domingos afirmou que estava vindo de São Paulo para Pernambuco quando foi atacado. Ele ainda chegou a ser levado pelos criminosos, mas foi abandonado em um canavial no município de São Miguel dos Campos.

Agentes da Polícia Militar e da Rodoviária Federal (PRF) ainda chegaram a fazer diligências na rodovia BR-101, mas não conseguiram encontrar o caminhão.

Nesta quarta-feira, o delegado Manoel Wanderley Cavalcante, de Repressão a Roubos de Cargas, vai instaurar inquérito para apurar o crime. Depois de depor, o motorista Edson Domingos deve voltar para Pernambuco, onde reside.

FONTE: TUDO NA HORA

terça-feira, 5 de abril de 2011

(RJ) Policiais civis descobrem depósito de cargas roubadas no norte fluminense

Policiais civis encontraram na manhã desta terça-feira (5) um depósito de cargas roubadas, no morro Alto, na divisa entre Quissamã e Carapebus, no norte fluminense.

Os agentes já investigavam o local há alguns meses. No galpão foram encontradas muitas caixas com roupas, equipamentos eletrônicos e um carro que teria sido roubado em Macaé, também no norte do Estado. Os investigadores acreditam que o local estava sendo usado há mais de dois meses para armazenar os produtos roubados.

Todo o material encontrado vai ser periciado na delegacia de Macaé (123ª DP).

FONTE: R7 NOTICIAS

(SP) Seis suspeitos de roubo de carga são presos

A polícia conseguiu encontrá-los depois de 45 dias de investigação. Três tinham antecedente por roubo. A suspeita é de que o grupo agia em Guarulhos. Segundo o delegado, os motoristas eram mantidos em cativeiro e os veículos levados para um galpão.

FONTE: BOM DIA SP

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sinistro de Transporte – Importa se a Causa é Interna ou Externa?

Quem faz Seguro sempre crê que um sinistro ocorrido com a sua carga está coberto pela Apólice, surpreendendo-se quando não está!

Em geral, o risco caracterizado como sinistro está previsto no elenco de Coberturas oferecidas pelo Seguro, mas a Cobertura é negada pela Seguradora em virtude de uma infração contratual importante!

É lamentável, mas acontece!

Temos de concreto que a Cláusula XXIII. OBRIGAÇÕES DO SEGURADO prevê em seu Item 1 que “1. Em caso de sinistro coberto por esta apólice, o Segurado, seus empregados e agentes se obrigam a cumprir as seguintes disposições: a) dar imediato aviso à Seguradora, por escrito, de todo e qualquer sinistro, inclusive declaração de avaria grossa, mesmo que o fato seja público e notório;

Na dúvida, se deve avisar o sinistro que está coberto ou todo e qualquer sinistro, o que o Segurado deve fazer?

É importante que a Seguradora seja comunicada pelo Segurado-Importador ou seu Despachante, cientificando ao mesmo tempo o Corretor de Seguro, tão logo seja constatada a ocorrencia de sinais externos de avarias ou de violação em volumes, para que ela apure a natureza, a causa e a extensão das perdas e danos às mercadorias, bens ou equipamentos importados!

Será ainda melhor se o Comissário credenciado por ela for acionado direta ou simultaneamente também.

Se possivel, em seguida e desde antes da apuração, o Comissário recomendará ao Importador-Segurado a adoção de medidas responsabilizativas contra o seu causador, com a finalidade de preservar o seu Direito ao ressarcimento!

Afinal, esse profissional lida diariamente com sinistros de transportes!

Mas é importante, semelhantemente, que a Seguradora e o Comissário que a representa sejam acionados mesmo que a causa aparente do sinistro seja interna, risco não coberto, porque o Comissário de Avarias procurará confirmar o fato de ser interna ou demonstrará que efetivamente há indícios de causa externa na embalagem, adotando, a partir dessa informação, a providencia adequada!

Por exemplo, caixas de madeira podem cair de alturas consideráveis, sem que apresentem sinais externos visíveis.

A propósito, o Parágrafo Único do Art. 754 do Código Civil Brasileiro, disponível no link http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/2002/L10406.htm, prevê uma situação como essa, conquanto o Parágrafo Único da Lei 11.442/07, que dispõe sobre o Transporte Rodoviário de Cargas..., determina a conferencia do volume e o lançamento de ressalva no documento de transporte para preservar Direito, conforme abaixo:
Código Civil Brasileiro:
Art. 754. As mercadorias devem ser entregues ao destinatário, ou a quem apresentar o conhecimento endossado, devendo aquele que as receber conferi-las e apresentar as reclamações que tiver, sob pena de decadência dos direitos.

Parágrafo único. No caso de perda parcial ou de avaria não perceptível à primeira vista, o destinatário conserva a sua ação contra o transportador, desde que denuncie o dano em dez dias a contar da entrega.

Lei nº 11.442/07:

Art. 9o  A responsabilidade do transportador cobre o período compreendido entre o momento do recebimento da carga e o de sua entrega ao destinatário.
Parágrafo único.  A responsabilidade do transportador cessa quando do recebimento da carga pelo destinatário, sem protestos ou ressalvas.

Em geral, há um culpado pelo evento, podendo ser responsabilizado, havendo chances de recuperar os prejuízos!

O Segurado-Importador deve saber que a experiência do Comissário de Avarias a serviço da Seguradora eventualmente será útil para responsabilizar a quem causou os prejuízos, de modo que, se o Seguro que contratou não amparar o evento ou não o indenizar, certamente o culpado, se identificado, poderá ressarcir o valor devido ao Importador!

Um forte abraço e sucesso,

Valdir Ribeiro,

Comissário de Avarias e Regulador de Sinistros de Transportes, credenciado pela FENSEG.

FONTE: SEGS

(MG) Batida entre carro e carreta deixa 5 mortos na BR-135 em MG

Cinco pessoas morreram em um grave acidente na BR-135, na altura do km 429, em Engenheiro Navarro, na região norte de Minas Gerais, neste domingo (3). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, um carro que seguia no sentido Belo Horizonte e uma carreta cegonheira carregada de automóveis, que segui sentido contrário, se envolveram no acidente.

A PRF não confirmou qual dos dois veículos invadiu a contramão. O carro foi parar embaixo da carreta e ficou totalmente destruído. O motorista da cegonheira não sofreu ferimentos. Já o condutor do carro e os quatro ocupantes morreram na hora.

Não há identificação das vítimas e a pista está interditada nos dois sentidos sem previsão de liberação para que os corpos sejam retirados das ferragens e a carreta seja removida da rodovia.

FONTE: R7 NOTICIAS

domingo, 3 de abril de 2011

Caminhão é alvo de quadrilha de roubo de carga

Sinistro de Transporte – Definindo a culpa do Transportador

Conforme é sabido, o Transportador Rodoviário é considerado isento da responsabilidade de indenizar nas condições constantes do Art. 12 da Lei nº 11.442/07 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11442.htm), reproduzido abaixo:

Art. 12.  Os transportadores e seus subcontratados somente serão liberados de sua responsabilidade em razão de:
I - ato ou fato imputável ao expedidor ou ao destinatário da carga;
II - inadequação da embalagem, quando imputável ao expedidor da carga;
III - vício próprio ou oculto da carga;
IV - manuseio, embarque, estiva ou descarga executados diretamente pelo expedidor, destinatário ou consignatário da carga ou, ainda, pelos seus agentes ou prepostos;
V - força maior ou caso fortuito;
VI - contratação de seguro pelo contratante do serviço de transporte, na forma do inciso I do art. 13 desta Lei.
Parágrafo único.  Não obstante as excludentes de responsabilidades previstas neste artigo, o transportador e seus subcontratados serão responsáveis pela agravação das perdas ou danos a que derem causa.

Veja como é interessante o assunto!

Para o transporte de Transformadores a seco 1.500 KVA o Embarcador providenciou em suas dependências o carregamento deles na carroceria aberta de madeira do veículo transportador, com o auxilio de equipamento munck.

Em seguida, fez a fixação/calço da base de madeira ao piso da carroceria do referido veículo, liberando o motorista para o início da viagem.

Experiente nesse tipo de transporte, incluindo quanto à prevenção contra incidentes/sinistros durante a viagem, o Embarcador atentou no sentido de fazer a fixação a partir da cabine do caminhão, já que a parte contrária – a de fundo – é onde a carga sofre mais os efeitos dos solavancos na viagem!

Por sua vez, cauteloso, ao sair dali o motorista julgou prudente providenciar, ainda, a amarração dos Transformadores com cordas às guardas esquerda e direita da carroceria do veiculo transportador.

Contudo, certamente não se lembrou que as guardas se movimentam constantemente durante a locomoção do veículo, porque são fixadas por pinos em argolas mais largas, fazendo com que as cordas esticadas puxassem inúmeras vezes os equipamentos de um lado a outro, como em um cabo de guerra, em que é desenvolvido esforço em ambos os lados, provocando, assim, efeito contrário ao desejado na base de fixação citada, conforme veremos adiante.

Além disto, também cobriu os equipamentos com lona, seguindo em ato continuo a longa viagem de 1.325 kms até o destino.

De fato, teve boa intenção, mas antes de por em prática a sua idéia ele deveria ter comentado com o Embarcador a respeito de que acreditava ser necessário um reforço na forma de acomodação dos equipamentos sobre a carroceria, tendo em vista as péssimas condições das estradas que percorreria, o que é público e notório.

Como não discutiu o assunto com o Embarcador e nem com a Empresa Transportadora que o contratara para a viagem, atraiu para si e à sua representada a responsabilidade por eventuais perdas e danos que até então era do Embarcador, de acordo com os Itens I e IV do Art. 12, citado.

I - ato ou fato imputável ao expedidor ou ao destinatário da carga;
IV - manuseio, embarque, estiva ou descarga executados diretamente pelo expedidor, destinatário ou consignatário da carga ou, ainda, pelos seus agentes ou prepostos;

No destino da viagem, foi constatada a existência de avarias nos aparelhos, consideradas em principio estéticas, necessitando, todavia, ser testados, inclusive energizados por um Técnico da Fábrica, que lá compareceu após viajar de avião e concluiu ser necessário fazer alguns procedimentos adequados, cujos recursos estavam disponíveis apenas na Fábrica, na origem.

Causa:
Ocorreu empeno da lateral da base com parafusos de metal, atribuídas à amarração inadequada com cordas feita pelo citado motorista, que possibilitou a movimentação e pequeno atrito entre os equipamentos durante a viagem, devido à ruptura/quebra dos parafusos, em face à trepidação a que o veiculo foi submetido nas estradas percorridas.

Portanto, indiscutivelmente ficou patente a culpa do Transportador, que assumiu a responsabilidade pelos prejuízos perante o Embarcador!
Os custos para execução dos reparos necessários, bem como o de transporte de devolução dos equipamentos ao Embarcador-Fabricante e de volta ao Destinatário correram por conta da Seguradora da carga.

Em seguida, subrogada nos Direitos de seu Cliente-Embarcador, a referida Seguradora se ressarciu integralmente da Seguradora com a qual o Transportador mantinha Apólice de Responsabilidade Civil prevendo Cobertura Adicional para esse tipo de evento, exclusivamente quando o Embarcador fosse o mencionado.




Um forte abraço e sucesso,
Valdir Ribeiro,
Comissário de Avarias e Regulador de Sinistros de Transportes, credenciado pela FENSEG.

FONTE: SEGS

Sinistro de Transporte – Container – Cobertura – Causa Interna.

Regulação de Sinistro é, de fato, uma arte!
Com certa freqüência, alguns Corretores de Seguros nos consultam sobre a negativa de pagamento da indenização, por parte da Seguradora.

Invariavelmente, a Seguradora age dessa maneira porque tem evidencias do fato, como levantamento fotográfico e a informação de que a o lacre de origem foi rompido no ato da desova, mantendo íntegra a condição original de estufagem executada pelo Exportador/Embarcador, etc.

Quando há avaria em volume em decorrência de estufagem inadequada no interior do Container parte-se do princípio de que não há amparo securitário!

Por exemplo, um volume de maior peso foi colocado sobre outro de menor peso e este sofreu dano ou então as caixas ficaram soltas, sem amarração, no interior do Container, tendo o choque entre eles provocado avarias ao produto que acondicionavam.

Se foi o Exportador, caberá a ele assumir a responsabilidade pelas perdas e danos perante seu Cliente, o Comprador, já que o Contrato de Seguro baseia-se no fato de que o risco deve ser aleatório, incerto e futuro, o que não ocorre quando há estufagem inadequada, em que o sinistro em menor ou maior grau é certo!

Se foi o Agente de Cargas também é assim?

Não!

Em nossa opinião, nessa hipótese o Contrato de Seguro deve indenizar!

Vejamos o que diz o Item 2 da Nº 3 - Cobertura Básica Ampla (http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4504:seguro-de-transporte-cobertura-basica-ampla-a&catid=45:seguros&Itemid=324)

2. Prejuízos não indenizáveis
2.1. O presente seguro não cobre, em hipótese alguma, as perdas, danos e despesas, conseqüentes, direta ou indiretamente, de:
...

c) insuficiência ou inadequação de embalagem, ou preparação imprópria do objeto segurado;
c.1) para os fins desta alínea, inclui-se no conceito de embalagem o acondicionamento em “container” ou “liftvan”, quando tal acondicionamento for realizado antes do início da cobertura do presente seguro, ou quando feito pelo Segurado ou seus prepostos;

O inicio da Cobertura ocorre quando da transferência de propriedade das mercadorias que o Segurado-Importador adquiriu no exterior, de acordo com os INCOTERMS 2010.

O Agente não é seu Preposto! É um Transportador sem navio contratado pelo Segurado-Importador, para coletar e providenciar o transporte até as suas dependências no Brasil.

Por ordem do Importador brasileiro, que comprou os produtos na Condição Ex-Works dos INCOTERMS 2010, ele pode ter ovado o container nas dependências do Exportador e o sinistro ocorrido durante esse trabalho!

Ele pode ter ovado o container em suas próprias dependências e o sinistro pode ter ocorrido durante o trajeto, durante a armazenagem ou ainda durante a operação de estufagem do Container!

Não importa se o evento ocorreu dentro ou fora do Container. Afinal, foi durante o transporte sob a responsabilidade do Agente de Cargas!

Retornando à Cláusula, veja que a insuficiência ou inadequação de embalagem se refere à embalagem direta!

Tais embalagens diretas, suficientes à proteção dos produtos em seu interior, conforme preparação feita pelo Exportador, foram acondicionadas em um Container pelo Agente de Cargas que, com sua finalidade de unitização de diversos volumes, contribui para evitar várias ocorrências de sinistro, sendo convenientemente utilizado pelo Agente ou até pelo Armador, Transportador de fato, em alguns casos.

Assim, o que importa é saber quem fez e quando fez tal acomodação, para a definição da cobertura!

Se foi o Exportador, caberá a ele assumir a responsabilidade pels perdas e danos pertante seu Cliente, o Comprador, já que o Contrato de Seguro baseia-se no fato de que o risco deve ser aleatório, incerto e futuro, o que não ocorre quando há estufagem inadequada, em que o sinistro em menor ou maior grau é certo!

Se foi o Agente de Cargas, que recebeu do Exportador o lote de propriedade do Comprador brasileiro, por ordem deste, recebendo determinada quantia para tal, caberá à Seguradora da carga indenizar o dono dela, o Segurado-Importador e, em seguida, subrogada de seus Direitos, deverá promover ação de ressarcimento amigável ou judicialmente contra o referido Agente!

Já o Agente deve possuir um Seguro amparando a sua Responsabilidade Civil. A questão é: Ele possui tal Seguro?

É bom saber, porque alguns deles evitam participar de Vistoria Particular Conjunta proposta pelo Comissário de Avarias, tentando eximir-se de qualquer responsabilidade, justificando, por exemplo, que não assistiram à desova do Container feita pelo Depositário Alfandegado, podendo ter sido este o causador das avarias!

Dependendo da situação, a Seguradora da carga poderá negar a Cobertura do sinistro pelo fato de o Direito ao ressarcimento não ter sido preservado, conforme Clausulas XXIII e XXIV da Apólice de Seguro!
Um forte abraço e sucesso,

Valdir Ribeiro,

Comissário de Avarias e Regulador de Sinistros de Transportes, credenciado pela FENSEG.

FONTE: SEGS

Carga: País busca amenizar roubo

Projeto de rastreamento vai vigorar em todo BR

autopista_caminhoes-cargaUso da radiofrequência em âmbito nacional minimizará roubos de carga

O Governo brasileiro está investindo R$ 20 milhões para adequar e desenvolver soluções para minimizar o roubo de cargas nas estradas do território nacional. Com isso, dará suporte ao “Projeto Brasil-ID”, criado pelas Secretarias de Fazenda dos Estados da União, Receita Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia com o intuito de reduzir os riscos à fabricação e logística de mercadorias que circulam pelo País.

Implementado em caráter de testes, o Brasil-ID agrega os conceitos dos documentos fiscais eletrônicos, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos) e utiliza um conjunto de tecnologias padronizadas, o que também viabilizará a inserção em todo o Brasil.

De acordo com informações do Governo, o recurso está sendo aplicado por meio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenado pelo Encat (Encontro Nacional dos Administradores Tributários) e Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, o sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias será implantado em corredores estratégicos que abrangem 16 estados.

Além disso, será hospedado também em empresas da cadeia logística e em alguns segmentos mercantis. Com isso, o governo espera, além de promover a segurança, otimizar o comércio e a circulação nesses distritos.

Baseado na tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), a tecnologia agiliza a fiscalização de cargas (inclusive as lacradas), a leitura automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e das notas fiscais na indústria e em toda a cadeia de distribuição.

No mais, as informações gravadas em todo o ciclo de vida do produto também é disponibilizada a qualquer momento e lugar por meio dos dispositivos e de comunicação sem fio, o que será útil em postos fiscais, empresas de transporte, distribuidores, indústria e ao consumidor final.

As informações dão suporte à identidade do produto, que passa a ter gravado o histórico dos eventos de transporte por qual passou, ou seja, suas rotas, possíveis tentativas de fraude, desvios (roubo ou furto), tempo de trajeto, custos associados, monitoramento e as transações, tudo em tempo real.

O “Brasil-ID” sai agora da fase piloto; no entanto, o Governo não informou em quanto tempo a solução será totalmente implantada no País.

FONTE: WEB TRANPO

(SP) Quadrilha tenta roubar carga de caminhão e deixa feridos em SP

Assaltantes abordaram o veículo na Rodovia dos Bandeirantes.
Dois vigias ficaram feridos e foram hospitalizados.

Do G1 SP

Dois vigias ficaram feridos após uma quadrilha especializada em roubo de cargas abordar um caminhão na altura do km 16 da Rodovia dos Bandeirantes na manhã desta quinta-feira (31). O motorista não parou e os assaltantes atiraram. Os seguranças foram levados para um hospital da região.

Após os tiros, o veículo, carregado com equipamentos de informática, foi tomado pelos criminosos, que o abandonaram depois. Às 7h, o caminhão estava parado na pista expressa da Marginal Tietê, no sentido Rodovia Castello Branco, perto da Ponte da Fepasa. Havia congestionamento no local.

FONTE: G1 SP

(MG) Presa quadrilha de roubo de carga e sequestros

Os nove acusados seriam integrantes de uma quadrilha de assaltantes que agia nas estradas de Minas para roubar cargas de cigarros.

apresentação de quadrilha

Presos seriam especializados no roubo de cargas, principalmente de cigarros

Oito homens e uma mulher suspeitos de envolvimento em crimes de roubos de cargas, sequestros a motoristas, tráfico de drogas e até homicídios foram presos nesta quarta-feira (30) por policiais do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp). Os acusados seriam integrantes de uma grande quadrilha de assaltantes que agia nas estradas de Minas para roubar cargas de cigarros.

Segundo as investigações, a quadrilha roubava as cargas e, depois de vender a mercadoria roubada para receptadores, que estão sendo procurados, usava o dinheiro para comprar drogas como cocaína e crack para traficar.
Os delegados Islande Batista e João Prata, que lideraram as investigações e as operações para prender os supostos criminosos, afirmaram, além dos oito homens e a mulher presos, outras cinco pessoas ainda estão sendo procuradas pela polícia em todo o Estado.

Nesta quarta-feira foram apresentados Fernando Henrique Cyrilo, 22 anos, que já havia sido preso por tráfico de drogas, Edson Moreira da Silva, 29 anos, que tem passagem na polícia por crimes de roubo e formação de quadrilha, Alarcon Wagner de Souza Viana, 23 anos, com passagem por associação do tráfico, Cássio Almeida de Oliveira, 22 anos, com passagens por crimes de roubo e formação de quadrilha, e Leandro Ferreira Quintino, 28 anos.

Ivan Duarte Pereira, 49 anos, ex-militar da Polícia Militar de Minas Gerais, estava foragido da Justiça e havia sido condenado a 40 anos de prisão por crimes de homicídios e latrocínios .

Foram apresentados também Izaildo Bispo Machado Júnior, 33 anos, e Fábio Barbosa Ferreira, 30 anos, ambos com passagem pela polícia por roubo e formação de quadrilha.  Rosângela Santos da Silva, de 45 anos, com registro de estelionato na polícia, alega inocência e afirma que nunca se envolveu com o tráfico de drogas ou roubos de cargas.

Os delegados informaram que além dos presos, Eduardo Gonzaga de Jesus, da Silva, Cleber Gomes da Silva e Luis Gustavo Costa Landi também foram indiciados por assaltos a caminhões que fazia o transporte de carga de cigarro. Eles estavam no cumprimento do regime semi-aberto e aproveitavam o tempo fora da cadeia para a prática dos crimes. O valor do prejuízo não foi calculado.

FONTE: HOJE EM DIA

(BA/AL)Carga roubada de televisores na Bahia seria vendida em lojas em Maceió

Policiais de três Estados – Bahia, Sergipe e Alagoas já estão investigando quem são os integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas que teria atacado um carregamento de aparelhos de TV – LCD, no valor de R$ 500 mil reais e que foi tomada na cidade de Ponto Novo, interior da Bahia.

O carregamento foi apreendido durante uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando era transportada em um caminhão Mercedes-Benz/L, placa KFX 4313/PE. A preocupação do motorista, identificado como sendo Edfranklin Gabriel Simões da Silva chamou a atenção dos policiais rodoviários que estavam no posto da PRF no município de Malhada dos Bois em Sergipe, na noite da última terça-feira (29). Ao mandarem o motorista parar o veículo, os policiais verificaram diversas irregularidades nas Notas Fiscais. Ao entrarem em contato com a distribuidora os policiais foram alertados que a carga havia sido roubada durante o trajeto.

Edfranklin Gabriel e o ajudante, Arnaldo Pedro dos Santos foram presos e relataram que estavam levando toda a carga para Maceió (AL), onde deveria ser revendida a depósitos de eletrodomésticos.

Os dois também disseram que receberam R$ 3 mil de uma pessoa de nome Jorge para fazerem o transporte e que não sabiam que a carga era fruto de roubo.

Segundo a Polícia, uma nova modalidade das quadrilhas de roubos de cargas é contratarem motoristas que não tenham ligação com os acusados a fim de não levantarem nenhuma suspeita.

“Eles pagam aos motoristas e entregam o roteiro e recomendam que a viaje deve ser feita a noite a fim de não chamarem a atenção dos policiais de plantão nos postos nas rodovias. As pessoas, sejam clientes ou donos de lojas, devem ter atenção com certas promoções de eletrodomésticos. São televisores e geladeiras que são vendidas pelas quadrilhas pela metade dos preços, principalmente em lojas do interior ou as localizadas nas periferias das capitais. Muitas das vezes os donos são surpreendidos com a chegada da Polícia que tem a obrigação de até localizar e recuperar os produtos quando são vendidos a pessoas inocentes que compra pela facilidade do preço baixo. Na maioria dos casos quem compra desconhece a verdadeira procedência”, disse um policial da delegacia de Roubos e Furos de Cargas e Veículos de Maceió que ainda confirmou que as investigações já começaram a fim de identificar os integrantes da quadrilha e os locais das vendas dos produtos.

FONTE: AGENCIA MANCHETE

sábado, 2 de abril de 2011

(ES) Nuroc prende cinco pessoas e apreende carga roubada avaliada em mais de R$ 200 mil

Cinco pessoas detidas e um carregamento de baterias de carros e caminhões avaliado em mais de R$ 200 mil apreendido. Esse foi o resultado da Operação Carga Elétrica, realizada pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). As diligências tiveram início nesta segunda (28) e foram encerradas na madrugada desta terça-feira (29).

Segundo o delegado do Nuroc, Ícaro Ruginski, o carregamento de baterias foi roubado em fevereiro deste ano, na BR101-Sul, após o motorista do caminhão transportador ser rendido por dois homens armados.

Durante as investigações, os policiais conseguiram identificar as pessoas que estavam tentando comercializar a carga roubada no município de Cariacica. Conseguimos localizar a quadrilha, pois ela está envolvida em outros roubos e receptação de cargas que vinham ocorrendo no Sul do Estado, explicou o delegado.

Dentre os cinco detidos estão R.S.S., 30 anos, e A.F., 34 anos, que são empresários conhecidos na região. O Nuroc descobriu ainda que o grupo criminoso possui envolvimento no roubo de um carregamento de pneus de caminhões.

Os dois empresários estavam com grande parte da mercadoria roubada e estariam abastecendo algumas oficinas de Cariacica. Além das baterias roubadas em fevereiro, conseguimos recuperar parte do carregamento de pneus, ressaltou o delegado.

Todos os cinco detidos foram autuados em flagrante por receptação qualificada. Outros dez empresários dos municípios de Serra, Viana, Cariacica e Vitória serão indiciados por receptação qualificada.

FONTE: JUS BRASIL